sábado, 1 de março de 2008

Procriai-vos uns aos outros



O Cardeal Patriarca de Lisboa deu uma entrevista ao semanário Sol. Até aqui nada de invulgar. O homem é adepto do Sporting, ainda por cima fuma, veste de preto, enfim, alguém com estilo. Na conversa mantida com Margarida Marante, D. José Policarpo fez referência à atitude da Igreja para com o afastamento da sociedade civil, algo perdida segundo as suas palavras e com pouca fé em Deus. Nada de irregular nisto, não há falta, quanto muito foi fora da área. O problema surgiu quando a conversa abordou o problema da quebra da natalidade, do peso que a mulher tem actualmente na sociedade portuguesa e dos subsídios que o governo propõe no apoio às famílias dispostas a alargar o agregado. Trancreve-se de seguida a sua resposta:

«É uma medida a meu ver pouco ambiciosa. Há países que foram muito mais longe. Hoje há outra questão que é a mudança de natalidade. As pessoas começam por esbarrar com as dificuldades e habituaram-se à ideia de um só filho. Desde que se quebre o coeficiente de equilíbrio a sociedade fica aberta a ser ocupada por gente vinda do terror e vinda do Ocidente e do Oriente como diz o Evangelho. O que faz com que seja previsível que dentro de alguns anos as sociedades europeias percam a sua fisionomia do ponto de vista religioso, do ponto de vista comportamental, cultural. Como se sabe, já há sociedades europeias a braços com a multiculturalidade e com a dificuldade de harmonia entre as diversas procedências da população, de que por um lado precisamos.» [negrito meu]

Gente vinda do terror! Gente vinda do Ocidente e do Oriente segundo o Evangelho? Agora sim, o sketch Gato Fedorento do Doutor Magalhães da Fonseca que viu extraterrestres que cheiravam distintamente a pão com chouriço e deixaram-lhe uma magnífica receita de bacalhau à Zé do Pipo faz todo o sentido. Moral da história: nunca mais me meto com russas, eslavas e bálticas ou outras que tais. Dormem de olhos abertos e mordem pescoços. Deve ser desagradável, pois sou fraquinho dos ossos.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Site Meter